Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Construída tela de LED orgânico transparente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2006

Construída tela de LED orgânico transparente

Telas feitas de LEDs orgânicos (OLEDs) apresentam um excelente brilho e qualidade de imagem, uma das razões que fizeram com que suas vendas aumentassem nada menos do que 60% em 2005. Elas estão presentes principalmente em telefones celulares e tocadores de MP3.

Mas um problema até agora limitava seu uso: apesar de brilhantes, estas telas de diodos emissores de luz orgânicos (OLEDs) são basicamente opacas. Isso impedia que elas fossem utilizadas em conjunto com as telas de cristal líquido (LCD) convencionais.

Agora, cientistas do Instituto Fraunhofer, Alemanha, resolveram o problema, abrindo a possibilidade para que vidros laminados comuns sejam transformados em telas.

"Nós chegamos lá utilizando um novo tipo de eletrodo metálico para fornecer energia elétrica para o filme de polímero," explica o cientista Armin Wedel. Tentativas anteriores utilizavam revestimentos de óxido metálico, que eram grossos demais para deixar a luz passar; fazê-los mais finos não se mostrou uma solução adequada, porque isso diminuía sua condutividade e restringia a luminescência e a vida útil da tela.

Os novos OLEDs transparentes podem ser iluminados pela frente ou por trás. Quando o processo de sua fabricação em larga escala já tiver sido dominado, eles poderão ser incorporados em vidro laminado. Isso significará, por exemplo, que pára-brisas de carros ou janelas em edifícios poderão ser utilizados como telas, sem deixar de cumprir sua função principal de permitir a visão externa.

Opções mais próximas de se realizar são telas com áreas destacadas ou símbolos de aviso piscantes. Combinando as duas coisas, torna-se possível concentrar uma alta densidade de informação em uma mesma área de tela.

Os novos OLEDS transparentes deverão ser comercializados pela empresa Optrex Europe GmbH, parceira no projeto de pesquisa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Eletrônica Orgânica
  • LEDs

Mais tópicos