Eletrônica

Bits magnéticos são construídos em nanoescala

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/03/2006

Bits magnéticos são construídos em nanoescala

Para fabricar equipamentos de armazenamento magnético de dados cada vez com maior capacidade, é necessário aumentar a densidade desse armazenamento, ou seja, colocar mais dados num espaço menor. Isso significa que os bits - as unidades básicas de informação, que representam os zeros e uns - deverão ser cada vez menores.

Em uma palestra apresentada nesta semana, na reunião da Sociedade Norte-Americana de Física, o cientista Yimei Zhu mostrou o mais recente avanço nesta área: seu grupo conseguiu construir bits estáveis que armazenam zeros e uns na forma de dois estados distintos ("para cima" e "para baixo") do spin de pontos magnéticos em nanoescala.

A foto mostra a estrutura magnética construída pela equipe do Dr. Zhu, onde se pode verificar claramente os diferentes estados de cada ponto magnético. Quando totalmente desenvolvida, esta tecnologia poderá permitir a construção de discos rígidos e memórias na escala de poucos nanômetros.

Os cientistas criaram suas estruturas depositando materiais magnéticos - cobalto e ligas de ferro-níquel - em padronizações de pontos, quadrados e elipses, sobre superfícies não magnéticas - carbono e nitreto de silício.

"Para aplicações como comunicação digital e armazenamento de dados, como os discos magnéticos, você necessita de dois estados estáveis para codificar os zeros e uns da informação digital," explica Zhu. Em sua estrutura de pontos magnéticos, estes estados são as duas orientações distintas dos spins, ou polaridades, dos campos magnéticos internos dos pontos.

Mas ainda há um longo caminho de pesquisas pela frente até que esta tecnologia possa equipar o seu próximo disco rígido. Além de unidades magnéticas estáveis, é necessário que se tenha um método rápido e preciso para se alterar os pontos entre o estado zero e o estado um.

Este é o próximo passo da pesquisa, que procurará entender com precisão como os pontos reagem às alterações dos campos magnéticos externos, que os fazem mudar de estado, dando confiabilidade à tecnologia. "A fim de transformar esses materiais em componentes práticos para a construção de meios de armazenamento magnético, nós precisamos entender esse mecanismo de chaveamento com precisão," diz Zhu.