Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Os enormes relógios dos computadores agora poderão ser miniaturizados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2006

Os enormes relógios dos computadores agora poderão ser miniaturizados

O Centro de Pesquisas Tecnológicas da Finlândia anunciou o desenvolvimento de um circuito de temporização que é cem vezes menor do que os tradicionais cristais de quartzo.

Cristais de quartzo (ver foto) são os "relógios" que marcam o ritmo de funcionamento de virtualmente todos os circuitos eletrônicos. Eles estão em uso desde o início da era da eletrônica.

A substituição do cristal de quartzo por um circuito integrado abre novas possibilidades de redução do tamanho de diversos equipamentos eletrônicos, principalmente aparelhos portáteis.

Circuitos eletrônicos de alta complexidade poderiam ser colocados, por exemplo, em cartões inteligentes finos como os cartões de crédito.

Todos os aficionados em informática e eletrônica em geral já se acostumaram com as "velocidades de clock" dos equipamentos. Pois esse "clock" (relógio) é um compasso marcado justamente pelo cristal de quartzo.

O problema é que os cristais de quartzo são enormes perto dos demais componentes eletrônicos e não há meios de miniaturizá-los. Já o novo circuito construído pelos engenheiros finlandeses mede menos de um milímetro quadrado.

O novo temporizador - tecnicamente um circuito ressonador - será comercializado pela também finlandesa VTI.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microeletrônica
  • Semicondutores
  • Computadores
  • Metrologia e Padronização

Mais tópicos