Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antena óptica permitirá DVDs com até 3 terabytes de dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2006


Laser focado

Engenheiros da Universidade de Harvard, Estados Unidos, criaram um novo dispositivo capaz de focalizar um raio laser em uma área mil vezes menor do que era possível até hoje.

A área de focalização do laser é a única limitação para o aumento da capacidade de armazenamento de CDs e DVDs, já que somente é possível ler e escrever bits com tamanho no mínimo igual ao diâmetro do foco do laser.

O dispositivo, chamado de antena laser plasmônica, é uma espécie de antena óptica. "A antena óptica coleta luz do laser e concentra essa luz em um ponto de alta intensidade, medindo alguns décimos de nanômetros," explica o cientista Ken Crozier.

Com uma espessura tão pequena, a antena óptica poderá ser utilizada para se escrever e ler bits muito menores do que os atuais, aumentando dramaticamente a densidade de armazenamento de dados - a quantidade de informações que se pode guardar numa determinada área. Os cientistas afirmam que um disco óptico, do tamanho de um CD, poderá atingir capacidades na faixa dos três terabytes - um terabyte é igual a mil gigabytes.

Antena óptica permitirá DVDs com até 3 terabytes de dados

Antenas ópticas

Antenas ópticas são muito menores do que as antenas convencionais, medindo apenas alguns nanômetros de comprimento. Elas operam na faixa visível e infravermelho do espectro eletromagnético, que possuem um comprimento de onda muito menor do que aqueles utilizados nas antenas Wi-Fi, por exemplo.

Já a antena óptica plasmônica agora desenvolvida integra no mesmo dispositivo o laser e uma nanoestrutura metálica, responsável em lidar com os plásmons de superfície.

Além do armazenamento de dados, a nova antena óptica poderá ser útil em várias outras aplicações, como microscópios ópticos de campo, imageamento químico e espectroscopia.

"Eventualmente, nós vislumbramos o laser integrado em novas sondas para a biologia na forma de pinças ópticas - que conseguem manipular objetos tão pequenos quanto átomos individuais," disse Crozier. "[Nossa antena] poderá ser utilizada na fabricação de circuitos integrados ou para testar a existência de impurezas durante o próprio processo de fabricação."

Bibliografia:

Artigo: Plasmonic laser antenna
Autores: Ertugrul Cubukcu, Eric A. Kort, Kenneth B. Crozier, Federico Capassoa
Revista: Applied Physics Letters
Data: 31 August 2006
Vol.: 89, 093120 (2006)
DOI: 10.1063/1.2339286
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Antenas
  • Computadores
  • Raios Laser

Mais tópicos