Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tapete eletrônico flexível recarrega baterias de equipamentos sem utilizar fios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/12/2006

Tapete eletrônico flexível recarrega baterias de equipamentos sem utilizar fios

Pesquisadores da Universidade de Tóquio apresentaram uma espécie de "tapete eletrônico" que é capaz de carregar as baterias de qualquer aparelho que seja colocado sobre ele, em um esquema totalmente sem fios. O aparelho a ser recarregado deve possuir bobinas próprias para receber a energia.

O princípio de funcionamento do tapete eletrônico é a conhecida indução eletromagnética. Esta é a mesma técnica utilizada para o funcionamento das etiquetas inteligentes, ou RFID, que deverão substituir os códigos de barras e que, mesmo tendo um chip em seu interior, funcionam sem a necessidade de baterias.

A grande vantagem do novo sistema de recarregamento sem fios é a sua alta potência - cerca de 30 watts - que pode ser passada para qualquer aparelho que esteja sobre o tapete - e não apenas de forma altamente direcional, como acontece nos aparelhos desse tipo demonstrados até agora.

O tapete eletrônico é inteiramente baseado na eletrônica flexível e é feito com a sobreposição de várias camadas. A camada superior é formada por bobinas de cobre, responsáveis pela transmissão da corrente elétrica para o aparelho que deverá ser recarregado.

Abaixo da camada de bobinas vem outra, formada por uma série de chaves, que ligam e desligam a corrente. A terceira camada é formada por sensores, que detectam a posição do aparelho. Isso é importante para que a energia seja induzida apenas nas bobinas corretas, evitando o desperdício e permitindo que uma maior potência seja concentrada na área do tapete onde está o aparelho.

A camada inferior contém a "inteligência" do sensor, formada por um circuito de transistores orgânicos flexíveis, que recebem da camada acima a informação sobre a posição do aparelho e controlam o fluxo de corrente.

Ainda não há previsão para a chegada do equipamento de recarregamento sem fios ao mercado.

Bibliografia:

Artigo: A large-area flexible wireless power transmission sheet using printed plastic MEMS switches and organic field-effect transistors
Autores: Tsuyoshi Sekitani, Makoto Takamiya, Yoshiaki Noguchi, Shintaro Nakano, Yusaku Kato, Kazuki Hizu, Hiroshi Kawaguchi, Takayasu Sakurai, Takao Someya
Revista: Proceedings of 2006 IEEE International Electron Devices Meeting
Data: December 11-13, 2006
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Eletrônica Orgânica
  • Sensores

Mais tópicos