Energia

Motor de ação direta é alternativa plausível em projetos de automação

Motor de ação direta é alternativa plausível em projetos de automação

O desenvolvimento da automação criou uma série de situações nas quais é necessário mover pequenas peças, exigindo baixo torque dos motores. A novidade não está exatamente na tecnologia, uma vez que motores de ação direta têm sido largamente utilizados, principalmente em microcomputadores, estando em todos os leitores de disquetes há vários anos. O que é recente é a grande disponibilidade destes modelos, trazendo-os ao alcance dos projetistas em qualquer escala. Algumas empresas já oferecem o desenho e a produção de modelos sob encomenda.

Utilizados em aplicações sensíveis, os motores de ação direta, que podem ter poucos milímetros de espessura e alguns centímetros de diâmetro, eliminam a necessidade de engrenagens. Além de simplificar o projeto, aumenta-se a precisão e ganha-se em confiabilidade. Estes motores são sem-escovas, dotados de um estator em peça única e de um rotor multipolar, construído à base de NdFeB.

A alta precisão alcançada pelos motores de ação direta, abaixo de um mícron, já os coloca como alternativa aos motores de passo.





Outras notícias sobre:

Mais Temas