Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Brasil constrói simulador de usina termelétrica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2004


A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais, é responsável pelo primeiro e único simulador de centrais termelétricas do País. "A construção de usinas desse tipo é estratégica para o Brasil, inclusive para evitar novos racionamentos", diz Marco Antonio Nascimento, coordenador do projeto. Para implantá-lo, a universidade recebeu um investimento de R$ 4,715 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos são do Fundo Setorial de Energia, o CT-Energ.

No centro de treinamento, estão instaladas oito estações de trabalho (cada uma equipada com dois monitores) que reproduzem o ambiente de uma sala de controle de uma usina termelétrica. É a partir dessas estações de trabalho que o futuro operador interage com o simulador. O modelo de usina utilizado é o de uma termelétrica de ciclo combinado (opera com duas turbinas a gás e uma a vapor), com potência total de 712 MW, tendo como combustível gás natural ou diesel.

"Como o sistema energético brasileiro é predominantemente hídrico, falta pessoal qualificado e experiente para operar as termelétricas", explica Marco Antonio. "Agora, com o centro de treinamento que desenvolvemos, do qual o simulador faz parte, podemos formar profissionais especializados."

Vários professores da UNIFEI foram treinados nos Estados Unidos e na própria universidade para atuarem como instrutores. Com o simulador, utilizado no curso de graduação em engenharia mecânica (especificamente na ênfase em usinas termelétricas), a UNIFEI pode qualificar seus alunos para um novo mercado de trabalho e também pode reforçar suas pós-graduações em geração termelétrica. O centro de treinamento já conta com as parcerias das seguintes empresas: Cemig, Petrobras, Usina Térmica Ibiritermo e Usina Térmica Jorge Lacerda.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Geração de Energia

Mais tópicos