Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Lançado o Programa Nacional de Biodiesel

Agência MCT - 09/12/2004

Lançado o Programa Nacional de Biodiesel

O programa, lançado pelo Presidente da República, autoriza o uso comercial do biodiesel em todo o território nacional e estabelece os percentuais de mistura do biodiesel ao diesel de petróleo, a forma de utilização e o regime tributário.

Haverá uma diferenciação tributária por região de plantio, por oleaginosa e por categoria de produção (agronegócio e agricultura familiar). Foi criado também o selo Combustível Social e dada isenção da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O presidente lembrou que o País deve aproveitar seu potencial para exportar biodiesel. "Temos que aproveitar o nosso potencial agrícola e a tecnologia que desenvolvemos, da mesma forma que fizemos com o Proálcool, para nos tornarmos uma potência na área de energia renovável", destacou.

Em sua primeira etapa, o Programa prevê a mistura de biodiesel na proporção de até 2% (B2) ao diesel de petróleo, para uso em veículos automotores, em todo o território nacional. O biodiesel também poderá ser empregado na geração de energia elétrica em comunidades isoladas.

A entrada do novo combustível no mercado vai permitir a redução da importação do diesel, que hoje é de cerca de 15%, a criação de empregos no meio rural, por meio da agricultura familiar, e o desenvolvimento da indústria nacional de pesquisa e equipamentos. Apenas com o B2, a expectativa é gerar 153 mil empregos.

A produção de biodiesel em escala comercial começa em fevereiro de 2005, com a entrada em operação da planta da Agropalma, em Belém (PA), Norte do País. Em julho, entra em operação a unidade da BrasilEcodiesel, para atendimento das cidades de São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza e Crato (CE), Salvador e Jequié (BA), no Nordeste.

A produção para abastecimento no centro-sul está prevista para se iniciar em agosto de 2005, com a entrada em operação da planta da Ecomat. A BR Distribuidora, empresa da Petrobras, fará a mistura do biodiesel e a distribuição dessa produção inicial.

Obtido, no Brasil, a partir de óleos vegetais, extraídos principalmente da mamona, dendê, milho, caroço de algodão e soja, e também de gorduras de origem animal e até mesmo de óleos usados em frituras, uma das maiores vantagens do biodiesel é a ambiental.

O biodiesel puro (B100) diminui as emissões de monóxido de carbono (CO) em 48%; as de óxido de enxofre (SOx), causadores da chuva ácida, em 100%, e as de fumaça preta (material particulado que causa problemas respiratórios) em 47%.

Outra vantagem importante é a substituição de importações. O Brasil consome 37 bilhões de litros de diesel por ano, dos quais 6 bilhões de litros (cerca de 15%) são importados, ao custo anual de US$ 1,2 bilhão. Mesmo que alcance a auto-suficiência em petróleo, haverá necessidade de importar diesel comum, uma vez que boa parte do óleo extraído no País não tem qualidade para produção daquele combustível.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Geração de Energia

Mais tópicos