Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova técnica simplifica produção de biodiesel

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2005

Nova técnica simplifica produção de biodiesel

Um cientista do Serviço de Pesquisas Agrícolas dos Estados Unidos descobriu uma nova forma de produzir biodiesel que elimina uma etapa cara e problemática desse processo. A técnica permite a produção de biodiesel a partir da soja sem a utilização do hexano, um elemento altamente poluidor.

O hexano é um líquido inflamável e sem cor, derivado do petróleo. Ele é utilizado tradicionalmente para extrair triglicérides de óleos vegetais a partir da matéria-prima bruta, antes da fabricação do biodiesel.

O novo método, desenvolvido pelo bioquímico Michael Haas, elimina esse passo, substituindo-o pela incubação da soja com metanol e hidróxido de sódio, atualmente já utilizados para a extração de óleo.

Os pesquisadores acreditavam que a umidade naturalmente presente nos grãos de soja - cerca de 10 por cento no flocos de soja - iria exigir uma quantidade muito grande de metanol para que a reação pudesse acontecer.

Mas a utilização de flocos secos resolve o problema. Os custos de processamento utilizando flocos secos foram estimados pelo pesquisador em US$1,02 por galão (3,785 litros), cerca de US$2,12 a menos do que o biodiesel feito a partir da soja úmida.

A pesquisa foi publicada no exemplar de Abril da revista Agricultural Research.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Catalisadores
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Indústria Química

Mais tópicos