Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Limpando subestações e instalações elétricas com gelo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2005

Limpando subestações e instalações elétricas com gelo

Limpar subestações, ou mesmo máquinas elétricas de alta potência, nunca foi uma tarefa muito simples. Menos ainda quando se trata de equipamentos críticos, que não podem ser desligados sem grandes transtornos e prejuízos.

Agora, engenheiros do Instituto Fraunhofer, Alemanha, criaram um novo processo de limpeza que pode reduzir esses custos e praticamente eliminar os riscos para os trabalhadores. O novo método de limpeza utiliza gelo seco e um bocal de lançamento protegido, garantindo não apenas um processo de limpeza eficiente, mas também excelente proteção para o operador e para o equipamento.

O gelo seco é uma alternativa muito interessante para a limpeza; afinal, ele é ambientalmente limpo, ao contrário dos produtos de limpeza normalmente utilizados. O problema é que, devido à sua baixa temperatura, ao redor de -78º C, a umidade do ambiente se condensa - gerando arcos elétricos fatais ao homem e que danificam os equipamentos.

O novo bocal de lançamento desenvolvido pelos engenheiros alemães elimina esse risco de geração de arcos elétricos em instalações que operem até a faixa de 30.000 volts. O bocal, que é feito de plástico não condutor, possui um design que impede a condensação da umidade.

O equipamento está sendo disponibilizado para a indústria, não havendo previsão para sua disponibilização comercial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Geração de Energia
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos