Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Embrapa Agroenergia vai investir em biocombustíveis

ABIPTI - 02/05/2006


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou que o governo investirá R$ 10 milhões na criação de um centro tecnológico voltado à pesquisa e desenvolvimento em agroenergia, a Embrapa Agroenergia.

Desse total, R$ 5 milhões serão liberados ainda este ano e a outra metade em 2007. A iniciativa integra o Plano Nacional de Agroenergia para o período de 2006 a 2011. A sede será em Brasília, mas o centro tecnológico terá ramificações estaduais e desenvolverá pesquisas com cana-de-açúcar, mandioca, oleagionosas adicionáveis em biodiesel e outras fontes de energia alternativa.

Ainda de acordo com o Mapa, o governo federal lançou, na semana passada, a proposta de criação de uma instituição, envolvendo os setores público e privado, para incentivar o desenvolvimento da pesquisa em agroenergia. "Esse consórcio vai estimular financeiramente e, com planos definidos, os trabalhos do centro de alta tecnologia em agroenergia", disse Rodrigues. A parceria público-privada para criação da instituição de fomento à agroenergia deverá envolver a Embrapa, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Durante a solenidade, Rodrigues também lançou o Programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Prolapec), que permitirá a transferência de tecnologia para incentivar o agronegócio e a sustentabilidade dos ecossistemas brasileiros. O presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, anunciou ainda a criação da Embrapa África, com sede em Gana.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos