Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Chineses comprovam viabilidade de micro-gerador de energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/08/2006

Chineses comprovam viabilidade de micro-gerador de energia

Em tempos de miniaturização, por que não "zipar" uma usina geradora de eletricidade inteira, construindo-a em alguns poucos centímetros quadrados? O conceito original foi lançado por pesquisadores norte-americanos há vários anos, mas foram os chineses que conseguiram demonstrá-la pela primeira vez.

Não se trata de uma curiosidade técnica. Com a diminuição das dimensões dos equipamentos, são inúmeras as aplicações que poderão ser viabilizadas por uma unidade geradora de energia que, ao invés das caras e pouco duráveis baterias, possa ser abastecida com hidrogênio, álcool ou biodiesel.

Além de um custo de manutenção menor, micro-geradores poderão fornecer energia duradoura para trabalhadores de campo, sensores remotos, micro-aviões e até sistemas microeletromecânicos - os promissores MEMS.

Mas construí-los não é tão simples assim. Para que uma usina de geração de eletricidade ocupe apenas alguns centímetros, seus componentes não podem passar dos micrômetros. Agora, cientistas do Instituto Guangzhou, China, conseguiram levar adiante o conceito e apresentaram sua primeira micro-usina.

A minúscula unidade geradora tem todos os componentes de um gerador de grande porte, apenas com os componentes possuindo o prefixo micro: um micro-combustor, uma micro-turbina, um micro-gerador e um micro-sistema de transmissão de energia. A micro-usina utiliza hidrogênio como combustível.

O conjunto todo tem 3,5 centímetros de diâmetro e 7 centímetros de comprimento, funcionando numa velocidade de 20.000 rotações por minuto, várias vezes mais rápido do que as usinas de grande porte. A micro-usina produz 1 watt de energia, suficiente para alimentar alguns LEDs.

Segundo o coordenador da pesquisa, XU Jinliang, o maior desafio para a construção do protótipo foi a exigência de uma grande colaboração interdisciplinar, já que foi necessário coordenar esforços de pesquisadores nas áreas de novos materiais, termo-física e micro-sistemas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Geração de Energia
  • Nanomáquinas
  • Robôs

Mais tópicos