Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Estudo sobre radiação de telefones celulares aumenta controvérsia

New Scientist - 23/12/2004


Um estudo financiado pela União Européia afirma mostrar de forma conclusiva que a radiação eletromagnética emitida por telefones celulares e linhas de transmissão de energia elétrica pode afetar células humanas a níveis de energia geralmente considerados sem risco. Mas, apesar do fato de que o estudo tenha sido feito para acabar de uma vez por todas com esse assunto, a maioria dos especialistas não ficou convencida.

O projeto REFLEX, que durou quatro anos, envolveu 12 grupos de sete países europeus, todos supostamente fazendo as mesmas experiências. Os resultados foram então comparados para se verificar se surgiria alguma descoberta consistente.

A conclusão? "Radiação eletromagnética de baixa e alta freqüência é capaz de gerar um efeito genotóxico sobre alguns, mas não todos, tipos de células e é também capaz de alterar a função de certos genes, ativando-os ou desativando-os," afirma o coordenador do projeto Franz Adlkofer, da Fundação Verum, Alemanha.

Mas o projeto certamente não atingiu seu objetivo de acabar com a controvérsia. Michael Repacholi, da Organização Mundial da Saúde, questiona quão padronizados foram os experimentos e diz que os resultados estão longe de serem conclusivos.

Em um experimento, ele aponta, dois grupos relataram que radiação de muito baixa freqüência (emitida por linhas de transmissão de energia) podem produzir quebras na estrutura duplamente ligada do DNA - algo que a maioria dos cientistas considera ser impossível - enquanto outro grupo tem resultados opostos. "É necessário perguntar o que deu errado, ou o que foi diferente, para que os resultados fossem o que eles afirmam ser."

Os experimentos conduzidos por grupos diferentes não foram completamente padronizados, concorda um dos pesquisadores do projeto, Dariusz Leszczynski, da Autoridade Finlandesa para Radiação e Segurança Nuclear. Ele afirma que, apesar dos dois milhões de euros de financiamento, restrições orçamentárias fizeram com que diferentes grupos utilizassem diferentes tipos de equipamentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos