Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Equipamento compacto faz dessalinização e purifica águas servidas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2005

Equipamento compacto faz dessalinização e purifica águas servidas

O instituto de pesquisas japonês Haman Technology anunciou a criação de uma nova tecnologia de purificação de água que é capaz de produzir água potável a partir de fontes como água do mar ou até mesmo águas servidas. Além de gerar água limpa pronta para consumo, o novo equipamento também é capaz de recuperar substâncias úteis que estejam presentes nas águas que estiverem sendo reaproveitadas.

O novo sistema utiliza processos que são essencialmente automáticos, exigindo apenas que um operador ligue e desligue o equipamento, ao contrário das técnicas de membranas ou processos de osmose reversa, cuja operação mais complicada eleva seus custos.

O resultado é um processo de dessalinização de água do mar com um custo de apenas 1/5 dos processos convencionais, utilizando um equipamento com um 1/3 do tamanho. A nova técnica de destilação a pressão reduzida, já patenteada pelo instituto de pesquisas, pode produzir 3,7 litros de água potável para cada 10 litros de água introduzida no sistema.

O equipamento também é capaz de produzir sal para uso industrial sem a necessidade de etapas de pré-processamento, necessários nos equipamentos tradicionais quando a água do mar é utilizada como fonte.

"Nossa tecnologia gera um equipamento pequeno o suficiente para ser transportado num automóvel, podendo ser empregado tanto em construções residenciais quanto em grandes fábricas," afirmou Tetsuo Miyasaka, desenvolvedor da nova tecnologia.

O equipamento possui um decompressor compacto, que opera por meio de um sistema de multi-estágios em uma superfície de evaporação tridimensional. A água flui sem a necessidade de bombeamento, apenas pela diferença de peso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos