Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Projeto Casa Eficiente demonstrará tecnologias para construção

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/05/2005

Projeto Casa Eficiente demonstrará tecnologias para construção

Um centro de referência de tecnologias que visam o uso racional de energia elétrica, o conforto térmico e o menor impacto ambiental, aliados ao projeto arquitetônico. Este é o projeto Casa Eficiente, que pretende desenvolver e demonstrar tecnologias para o uso inteligente da energia elétrica e o menor impacto ambiental possível, tanto na hora de construir quanto durante a utilização da residência.

A Casa Eficiente é projetada a partir de estudos climáticos locais, no caso, o Litoral de Santa Catarina, apresentando soluções como barreiras que diminuem a intensidade dos ventos predominantes do inverno, aquecimento solar, placas fotovoltaicas que transformam energia solar em energia elétrica, tratamento da água dos efluentes através de zonas de raízes, captação da água das chuvas, entre outros.

O uso de materiais de reflorestamento - madeiras de pínus e eucalipto impermeabilizadas - e o aproveitamento de entulhos na fabricação de mistura de cimento são apenas dois exemplos do cuidado com o meio-ambiente. "Iniciativas de pesquisa como essas têm reflexos na sociedade do futuro, pois são perenes e vão permitir mais qualidade de vida para todos. Elas representam o que a criatividade humana e a ciência, juntas, podem construir", comemora Milton Mendes.

A residência, que está sendo construída no pátio do prédio sede da Eletrosul, será aberta a visitações após a sua conclusão, prevista para o segundo semestre deste ano.

Além de servir como um laboratório para os pesquisadores da área, a casa será também uma vitrine de idéias para quem deseja construir sem afetar tanto o meio ambiente. Se ao erguer uma casa, for utilizada pelo menos uma das soluções apresentadas, esta será uma maneira de preservar a qualidade de vida das gerações futuras. "Este projeto é uma síntese do avanço do que a tecnologia e a ciência humana podem produzir para facilitar a vida das pessoas", diz o presidente da Eletrosul, Milton Mendes.

O projeto Casa Eficiente nasceu de uma parceria entre a Eletrosul, Eletrobrás, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e representa investimentos de R$ 477 mil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Edifícios Inteligentes
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Iluminação

Mais tópicos