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NASA agenda segundo vôo do X-43A

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/04/2002

NASA agenda segundo vôo do X-43A

Está nos filmes

Num projeto de US$185 milhões, a NASA encomendou três unidades do X-43A, um avião hipersônico que tem como missão testar a viabilidade de motores hipersônicos (mais de cinco vezes a velocidade do som).

A concepção do X-43A é tão antiga quanto os filmes do homem de seis milhões de dólares.

À parte questões inflacionárias, o problema continua o mesmo: o primeiro protótipo do avião hipersônico se desgovernou logo após se soltar do enorme B-52 encarregado de tirá-lo do chão.

Sem mesmo ter a chance de acionar o seu motor, a torre de controle foi obrigada a enviar um comando de autodestruição.

Estatojato

Este episódio aconteceu em junho do ano passado.

Agora os engenheiros da NASA afirmam ter descoberto a falha e já agendaram o vôo do segundo exemplar para o fim deste ano. O problema estava justamente no motor do protótipo.

As turbinas do aviões a jato normais funcionam a partir da compressão do ar feita por pás rotativas.

"Ramjet" é um tipo diferente de motor, que não possui partes móveis. A compressão do ar na câmara de combustão é feita pelo próprio movimento do avião. O "scramjet" (ou estatojato) funciona também segundo este princípio, mas a velocidades hipersônicas.

O combustível utilizado é o hidrogênio.

Sem túnel de vento

O testes são necessários na medida que não se consegue reproduzir todas as condições reais em testes simulados em túneis de vento.

Somente testes em ambiente real e de longa duração podem ajudar os engenheiros a entender todas as variáveis envolvidas nesta tecnologia, que poderá diminuir os tempos de viagem de aviões comerciais a uma fração do que são hoje.

O X43-A mede 3,7 metros de comprimento por 1,5 metro de largura. Espera-se que o segundo protótipo possa atingir mais do Mach 7, quebrando o recorde do X-15, de Mach 6,7, obtido em 1.967. Teoricamente ele poderá chegar a Mach 10.

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