Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

CBERS-2 em órbita e operando

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/10/2003

CBERS-2 em órbita e operando

Depois de um bem sucedido lançamento no último dia 21, o satélite sino-brasileiro de Recursos Terrestres 2 (CBERS-2) prossegue agora em sua longa etapa de testes, que deverá durar 80 dias. Nesse período, todos os sistemas são ativados e testados, sendo o satélite controlado e monitorado pelos técnicos brasileiros e chineses.

A vida útil do CBERS-2, que foi lançado a bordo de um foguete chinês Longa Marcha 4B, é prevista para dois anos, porém uma perfeita injeção em órbita é crucial para aumentar o tempo de uso do satélite.

O entusiasmo aumentou que os técnicos chineses receberam a primeira imagem do satélite, mostrando que sua câmera digital está funcionando perfeitamente. Outras imagens já foram também recebidas pela estação de monitoramento brasileira, localizada em Cuiabá/MT.

A primeira imagem do CBERS-2 mostra a cidade chinesa de Hangzhou, na qual se observa na parte alta do lado direito o aeroporto, diversas avenidas e três pontes sobre o Rio Qiantang. A imagem em tamanho e resolução originais pode ser vista no site no Inpe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Sondas Espaciais
  • Monitoramento Ambiental
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos