Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Software gratuito para análise de informações espaciais

Agência FAPESP - 23/02/2005

Software gratuito para análise de informações espaciais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passa a disponibilizar gratuitamente, para ser baixado pela internet, um aplicativo geográfico para a análise de informações espaciais. A versão 3.0 Plus do TerraView está disponível em versões para os sistemas operacionais Windows e Linux.

Segundo o chefe da Divisão de Processamento de Imagens do Inpe, Antonio Miguel Vieira Monteiro, o software, construído sobre a biblioteca de componentes geográficos TerraLib, possibilita a utilização dos dados espaciais para diversos setores, como segurança pública, gestão urbana, indicadores sociais, saúde pública, geografia e problemas ambientais.

"Trata-se de um produto de análise geográfica para o tratamento da informação espacial com o estado da arte em tecnologia, algoritmos e métodos analíticos", disse Monteiro à Agência FAPESP.

Monteiro explica que a licença para programas similares ao TerraView custa atualmente cerca de US$ 1.500. "A idéia é que, com o uso gratuito, seja possível ampliar a utilização dos dados espaciais nos diversos setores, de usuários finais a desenvolvedores de soluções customizadas", afirma.

O programa manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens) que são armazenados em um sistema de gerenciamento de banco de dados. "Isso significa que o programa é capaz de, ao mesmo tempo, tratar informações de mapas em formatos vetoriais e dados de imagens ou de modelos numéricos em formato matricial", explica Monteiro.

O TerraView 3.0 Plus é resultado da parceria entre o Inpe, o Laboratório de Estatística Espacial da Universidade Federal de Minas Gerais, o Laboratório de Estatística e Geoinformação da Universidade Federal do Paraná, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e o Centro de Estudos de Desigualdades Socioterritoriais.

A permissão para as modificações do programa, que tem licença livre e código aberto, encontra-se sob os termos da Licença Pública Geral do GNU (GPL), como publicada pela Free Software Foundation.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Exploração Espacial
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos