Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Satélite feito por estudantes está prestes a fazer história

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2005

Satélite feito por estudantes está prestes a fazer história

Está pronto para o lançamento o primeiro satélite artificial inteiramente projetado e construído por estudantes europeus. O SSETI Express acaba de deixar o laboratório, na Finlândia, e ser enviado para a Rússia, de onde deverá ser lançado no dia 25 de Agosto.

SSETI é uma sigla para o programa que permitiu a construção do pequeno satélite artificial: "Student Space Exploration and Technology Initiative", ou Projeto de Tecnologia e Exploração Espacial Estudantil. O programa reuniu 15 equipes de estudantes de 10 universidades, em nove países.

Mas, além de ter sido feito por estudantes, o SSETI Express tem outra novidade, esta sim, a primeira no mundo. O satélite principal contém três picosatélites, que serão lançados em órbitas independentes, depois que o satélite principal estiver em sua posição definitiva.

O SSETI Express pesa apenas 62 quilos, tendo mais ou menos o tamanho de uma máquina de lavar roupas. Isso o coloca na categoria dos nanosatélites. Já o picosatélites têm apenas um quilo cada um. É a primeira vez na história da exploração espacial que se tentará esse lançamento secundário.

"A sonda espacial é um crédito para cada um e para todos os estudantes e rádio-amadores envolvidos em seu projeto, desenvolvimento, integração e testes. Todos nós estamos entusiasmados com a proximidade do lançamento," afirma o coordenador do projeto, Neil Melville.

Além de ter servido como escola para dezenas de estudantes, o SSETI Express se tornará um satélite totalmente operacional. Além de lançar os três picosatélites, ele fará fotografias da Terra, funcionará como um repetidor para a comunidade mundial de rádio-amadores e ainda servirá para testar tecnologias que serão utilizadas nas futuras missões.

No prosseguimento do programa SSETI, já estão planejados os lançamentos do "European Student Earth Orbiter", em 2008, e do "European Student Moon Orbiter", entre 2010 e 2012.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos