Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Imagens de satélite da América do Sul estão disponíveis

Agência FAPESP - 08/05/2006

Imagens de satélite da América do Sul estão disponíveis

Estão disponíveis no Catálogo CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), na internet, imagens de países da América do Sul localizados na área de abrangência da Estação de Recepção de Cuiabá.

Tanto usuários brasileiros como sul-americanos em geral têm acesso gratuito ao serviço, bastando para isso preencher um cadastro. As imagens podem ser solicitadas por meio da identificação por município ou por latitude ou longitude. Estão disponíveis também imagens de arquivo dos satélites Landsat 1, 2, 3, 5 e 7.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a abertura do Catálogo de Imagens CBERS sem restrições e sem custo para países vizinhos ao Brasil e à China foi decidida na última reunião do Comitê Conjunto do Programa CBERS, realizada em março em Pequim.

A política conjunta foi definida em 2004 entre Brasil e China e previa autonomia dos países para as áreas de abrangência de suas estações de recepção. A ampliação da distribuição de imagens beneficiará, na América do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

De acordo com o Inpe, o Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada em junho de 2004. Até março deste ano, haviam sido distribuídas 204 mil imagens a usuários do território brasileiro. Mais de 1,5 mil instituições utilizam as imagens do satélite sino-brasileiro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Telescópios

Mais tópicos