Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Construa seu próprio supercomputador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/05/2002


Pesquisadores do Departamento de Energia dos Estados Unidos construíram um "cluster" portátil, mais ou menos do tamanho de uma embalagem de pão-de-forma. Um "cluster" é utilizado para demonstrar o processamento paralelo de problemas grandes, intensivos em cálculos, tais como a simulação de interações moleculares ou a dinâmica de eventos complexos, tais como reações químicas e previsão do tempo.

Um computador desse tipo normalmente é feito de uma série de computadores pessoais comuns, colocados para trabalhar de forma paralela. O Laboratório Sandia tem desenvolvido computadores paralelos para utilização prática nas pesquisas do próprio laboratório há vários anos. Esse tipo de construção, a partir de componentes comuns encontrados no mercado, é uma forma barata de atender às crescentes exigências computacionais das pesquisas científicas.

O computador agora lançado, chamado de "breadbox" (caixa de pão), parte do mesmo princípio, mas utiliza peças pequenas, permitindo que o conjunto todo possa ser utilizado de forma portátil e carregado como uma bagagem comum . A máquina toda mede 13 x 13 x 33 centímetros. O objetivo é utilizá-lo em palestras e demonstrações, sem os inconvenientes de se despachar grandes volumes com dias de antecedência, sem a certeza de que tudo chegará funcionando ao destino.

Para divulgar o trabalho, e facilitar a tarefa de quem quiser construir o seu próprio "breadbox", o laboratório lançou um site, no qual todo o equipamento é detalhadamente descrito. O enfoque é do tipo "faça você mesmo". O site inclui até a lista detalhada de componentes, com preço de cada ítem (nos Estados Unidos).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos