Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa simula show pirotécnico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/07/2002


A maioria das festas e comemorações têm uma estreita relação com fogos de artifício. Mas, antes que as bombas explodam e um colorido espetacular preencha os céus, cientistas e técnicos trabalham duro para projetar os vários tipos de fogos, de forma a obter os melhores efeitos visuais. Para auxiliar nesse trabalho, a empresa Infinity Visions, sediada em Bellevue, Washington (Estados Unidos), desenvolveu um programa de computador que permite que se faça o projeto e a simulação de fogos de artifício que produzem qualquer efeito visual imaginável.

Com o programa Visual Show Director 4D é possível projetar-se qualquer cor, tamanho, velocidade, altura ou combinação de efeitos pirotécnicos. A quarta dimensão a que o nome do programa se refere é o tempo, com o qual é possível criar-se efeitos que pareceriam impossíveis.

O programa combina a lei da gravidade e as condições meteorológicas, tais como umidade e vento. O resultado é um espetáculo pirotécnico virtual na tela do computador. Não apenas o projetista pode ver o seu show na tela, como também ele recebe uma lista de todos os materiais químicos necessários para se obter as cores, além da temporização para a ignição de cada artefato, de forma a se conseguir, na prática, o ritmo do show virtual.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Software e Programação

Mais tópicos