Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Japoneses desenvolvem nova tecnologia de Criptografia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/10/2003


Pesquisadores de três empresas japonesas anunciaram o desenvolvimento conjunto de um novo sistema de criptografia, chamado de Criptosistema de Curva Elíptica. A tecnologia, que já foi implementada em um software aplicativo, recebeu o nome de "CRESERC". Para desenvolvê-la, as empresas Hitachi, Mitsubishi e NTT formaram um time único de pesquisadores, compartilhando a "expertise" de cada uma delas no campo da criptografia.

O esforço das três empresas é uma resposta à necessidade imposta pelo governo japonês para o estabelecimento de um ambiente de comunicação "realmente seguro" para a realização de transações governamentais e comerciais. A criptografia e a autenticação eletrônica são elementos essenciais para a construção desse ambiente.

A tecnologia de criptografia tem se deparado com o dilema "segurança versus eficiência". Embora existam várias soluções extremamente seguras, elas não permitem implementações de software que funcionem com a rapidez necessária para atender às transações comerciais e financeiras. Em um anúncio conjunto, as três empresas afirmam que conseguiram "desenvolver e implementar uma tecnologia com o mais alto nível de segurança do mundo, mantendo a eficiência dos produtos atualmente no mercado."

Desde o início dos anos 1.990, os governos dos Estados Unidos, Japão e União Européia têm participado ativamente da pesquisa, validação, seleção e padronização de algoritmos de criptografia. Em Março de 2.003, a União Européia aprovou o NESSIE, um projeto com o objetivo de selecionar algoritmos de criptografia para uma nova geração de programas. Foram selecionados o "Camellia", desenvolvido conjuntamente pela Mitsubishi e pela NTT, o "Misty1", desenvolvido pela Mitsubishi e o "PSEC-KEM", criado pela NTT. Já a ISO ("International Organization for Standardization") aprovou não apenas estes três, mas também os algoritmos "MULTI-S01" e "MUGI", criados pela Hitachi.

O novo CRESERC deve se somar a esta lista, principalmente pela viabilidade de sua implementação em softwares que rodam rapidamente, podendo tornar-se uma solução efetiva para transações de "e-governance" e sistemas de comunicação distribuídos. Embora não tenham anunciado datas, as empresas planejam o lançamento de produtos no mercado baseados na nova tecnologia.

A criptografia de curva elíptica é um criptosistema de chave pública, capaz de criptografar dados utilizando chaves curtas com alta eficiência e mantendo alto nível de segurança. Essas características têm chamada a atenção para esse método como um substituto viável para os algoritmos RSA.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Criptografia
  • Segurança da Informação

Mais tópicos