Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Mais um passo rumo ao computador quântico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/11/2003

Mais um passo rumo ao computador quântico

Portas lógicas quânticas

Pesquisadores japoneses do Instituto de Pesquisas Físicas e Químicas de Riken, apoiados pela empresa NEC, anunciaram ter conseguido efetuar operações através de portas lógicas quânticas utilizando um dispositivo de estado sólido consistindo de dois qubits (bits quânticos).

A pesquisa, coordenada pelo Dr. Jaw-Shen Tsai, aparece no exemplar de 30 de Outubro da revista Nature.

Este é mais um passo rumo à realização prática da computação quântica.

A computação quântica, quando for um dia tornada viável, ultrapassará largamente a capacidade dos mais modernos supercomputadores, na medida em que ela utiliza qubits como unidade básica de informação, não se limitando aos estados discretos '0' e '1' da computação tradicional.

Porta NOT controlada

Os cientistas já provaram na teoria que somente dois tipos de operações são suficientes para a computação quântica, não importando o nível de complexidade dos algoritmos nem a quantidade de qubits necessários.

As duas portas lógicas são na verdade duas rotações de um único qubit. A porta NOT ("C-NOT": controlled-NOT) funciona como uma porta condicional para os dois estados do qubit.

A base para este avanço foi uma pesquisa divulgada em Abril deste ano, quando o mesmo grupo de pesquisadores anunciou o entrelaçamento de partículas ("entanglement") em um dispositivo de estado sólido.

Até hoje ninguém havia conseguido realizar a operação lógica descrita utilizando qubits.

Agora os cientistas prosseguirão as pesquisas em busca de maior integração dos qubits, na tentativa de demonstrar o funcionamento de um algoritmo utilizando-os como portas lógicas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Semicondutores
  • Processadores
  • Computadores

Mais tópicos