Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lançada versão 2.6 do kernel do Linux

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/12/2003


Linus Torvalds acaba de disponibilizar a versão 2.6 do kernel do Linux. Esta nova versão do sistema operacional estava sendo esperada com ansiedade principalmente pelo mercado corporativo, que vê nesse upgrade a porta de inserção definitiva do sistema operacional do pinguim em novos mercados.

O kernel é a alma do sistema operacional, e a versão 2.6 do Linux traz melhorias que o tornam pronto para rodar em supercomputadores dotados de vários processadores, um mercado hoje dominado pelos Unix proprietários, fornecidos por gigantes como a IBM.

Este é o primeiro upgrade do Linux desde o início de 2.001. Mas, ao contrário das empresas de software tradicionais, que atendem a campanhas de marketing e à necessidade de manter seus balanços trimestrais dentro das expectativas dos acionistas e dos especuladores da bolsa, a equipe de desenvolvimento do Linux tem compromisso unicamente com a correção dos erros de programação.

Torvalds afirmou na nota de lançamento da versão 2.6, anunciada no grupo de distribuição dos desenvolvedores, que o upgrade resolve a maioria dos problemas significativos. "Não é a versão totalmente livre de erros que eu esperava, mas a julgar pelos bugs nos quais eu trabalhei pessoalmente, a coisa está muito boa." Apenas para demonstrar que os bugs ainda não resolvidos não devem ser causa para preocupações, Torvalds citou o exemplo de um que acontece em uma máquina de 16 processadores quando há quebra do disco rígido.

A maioria das grandes distribuições deverá lançar pacotes com o novo kernel no início de 2.004.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Computadores
  • Software e Programação
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos