Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo sensor detecta falha em HD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2004

Novo sensor detecta falha em HD

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) desenvolveram um novo sensor miniatura capaz de detectar falhas em discos rígidos de computadores. Batizado de CTS ("Critter Temperature Sensor"), o novo dispositivo já está sendo testado nos computadores da Universidade.

"Essencialmente o que nós estamos tentando fazer é salvar a vida do disco rígido do computador. Discos rígidos se aquecem e o sensor foi projetado para detectar a mínima variação de temperatura," explica o Dr. Michael Bigrigg, coordenador do trabalho. Um efeito colateral benéfico desta pesquisa, é que os engenheiros também estão conseguindo entender melhor o desperdício de energia, transformada em calor pelos computadores.

A vida média de um disco rígido de computador é de cerca de 3 anos de utilização. Agora os pesquisadores afirmam poder aumentar essa vida útil significativamente, detectando com antecedência variações de temperatura que poderão resultar em danos mais sérios. Ainda que o disco rígido realmente tenha apresentado problemas, a detecção antecipada da falha pode permitir que o usuário salve seus dados em outro local, evitando a perda das informações.

Após o fim da etapa de testes, a Universidade espera licenciar a fabricação do novo sensor.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Armazenamento de Dados
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Computadores

Mais tópicos