Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Simulador protegerá bombeiros da queda de telhados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/06/2004

Simulador protegerá bombeiros da queda de telhados

A queda de telhados durante a ocorrência de incêndios é uma das principais causas de acidentes que vitimam bombeiros. Agora, um novo CD e um DVD, ambos disponibilizados gratuitamente pelo Instituto Norte-Americano de Padrões e Tecnologia (NIST), poderão auxiliar as companhias de bombeiros no treinamento de seus soldados, diminuindo o risco de acidentes.

A imagem apresenta um gráfico gerado pelo Simulador Dinâmico de Fogo, um programa que vem no CD que está sendo disponibilizado, que simula a penetração das chamas no sótão de um restaurante. As partes verdes representam pilares de madeira e o telhado do sótão foi retirado para dar uma visão espacial do evento.

A simulação recria um acidente acontecido em um restaurante de Houston em 2000, que custou a vida de cinco bombeiros quando o telhado caiu sobre eles. Tanto o Simulador Dinâmico de Fogo quanto o SmokeView, outro programa disponibilizado, foram utilizados pelo departamento de segurança do trabalho que investigou o incidente.

O Simulador Dinâmico de Fogo analisa a temperatura e o espalhamento do fogo, enquanto o SmokeView traduz os dados resultantes em imagens.

O CD, intitulado "NISTIR 6923: Simulation of the Dynamics of a Fire in a One-story Restaurant-Texas, February 14, 2000," e o DVD, chamado "Structural Collapse" estão disponíveis para companhias de bombeiros, que podem contatar o instituto no site www.nist.gov. Ambos são inteiramente em inglês.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Prevenção e Segurança
  • Software e Programação
  • Imagens 3-D

Mais tópicos