Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Maior simulador de computador quântico do mundo está disponível na Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/08/2004

Maior simulador de computador quântico do mundo está disponível na Internet

Muitos problemas de computação nos campos da Física ou da Matemática exigem enorme poder de cálculo - muito mais do que os computadores atuais conseguem disponibilizar. Os computadores quânticos, funcionando com base nas leis da física quântica, deverão ser muito mais eficientes do que os atuais.

Ao contrário dos clássicos bits digitais (zeros e uns), as menores unidades de informação de um computador quântico podem assumir qualquer valor entre zero e um. Quando esses novos computadores estiverem operacionais, será então possível a computação paralela massiva, multiplicando a capacidade de cálculo e de armazenamento atuais por um fator de vários bilhões.

Infelizmente os computadores quânticos ainda estão em estágios muito iniciais de desenvolvimento. Os melhores disponíveis têm uma capacidade de processamento de apenas 7 qubits: 27 equivale a 128 bits de capacidade de processamento, nada comparado aos vários terabytes já disponíveis nos computadores atuais. Agora cientistas alemães do Fraunhofer Institute deram um passo adicional, disponibilizando na Internet, ao alcance de todos os interessados, o maior simulador de computador quântico já existente, com 31 qubits.

Utilizando apenas um navegador, cientistas e estudantes do mundo todo podem ver como ondas quânticas e partículas atômicas são utilizadas para processar informações, entendendo melhor como o processamento quântico funciona.

O site contém exemplos de vários problemas-padrão. Mas os usuários podem também montar seus próprios algoritmos e operações lógicas. O simulador demonstra como um computador quântico trabalha para resolver os cálculos, o que revela se determinado algoritmo é adequado a esse tipo de processamento ou não.

Para utilizar o simulador de computador quântico, o usuário deve fazer um cadastro gratuito no site.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Simuladores
  • Supercomputadores
  • Processadores

Mais tópicos