Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Red Storm quer se tornar o supercomputador mais rápido do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2004

Red Storm quer se tornar o supercomputador mais rápido do mundo

Os norte-americanos finalmente se incomodaram em não possuir o computador mais rápido do mundo. Desde que foi inaugurado, em Junho de 2.002, o supercomputador japonês Earth Simulator é o mais rápido do mundo. Agora os norte-americanos pretendem ultrapassá-lo com o seu Red Storm.

Apesar de apenas dois anos terem se passado, os avanços tecnológicos permitirão que o novo supercomputador norte-americano seja mais rápido, menor e gaste menos energia do que o Earth Simulator. Ele deverá consumir dois megawatts de energia, contra oito do Earth Simulator, que também ocupa três vezes mais espaço.

O Red Storm terá 100 teraflops (trilhões de operações por segundo) e deverá ser instalado no Laboratório Sandia, ligado ao Departamento de Energia Nuclear dos Estados Unidos.

Os testes de desempenho deverão começar no início de 2.005. Até o final do ano, a super-máquina deverá atingir sua capacidade total, depois que cada processador individual for substituído por um novo chip que contém dois processadores independentes, cada um deles rodando 25 por cento mais rápido do que o chip original.

O supercomputador Red Storm terá 300 cabines com 96 processadores Opteron cada uma. Cada processador terá oito gigabytes de memória instaladas ao seu lado. Quatro poderosos chips de rede SeaStars, construídos pela Cray, ficarão instalados em uma placa acessória próxima aos processadores.

Mensagens codificadas em MPI ("Message Passage Interface") poderão circular de processador para processador a uma velocidade estável de 4,5 gigabytes por segundo, bidirecionalmente. O tempo necessário para que uma informação passe de um processador para outro é de menos de 5 microsegundos.

Os chips SeaStar incluem uma interface DDR de 800 MHz para o seu processador Opteron, um núcleo PowerPC para lidar com tarefas de troca de mensagens e um roteador de sete portas, o que permite que ele se conecte a outros chips num formato X-Y-Z, formando uma rede 3-D.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Simuladores

Mais tópicos