Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Nova ferramenta de busca pode ser utilizada até no computador pessoal

Agência Fapesp - 17/03/2005

Nova ferramenta de busca pode ser utilizada até no computador pessoal

Interessados em conhecer e em testar um novo programa de buscas, desenvolvido para rivalizar com o popular Google, devem apontar seus navegadores para a página do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Glasgow. Lá, é possível baixar uma versão beta do programa Terrier (TERabyte RetrIvER), que demorou três anos para ser desenvolvido.

Os cientistas da instituição escocesa afirmam que a nova engenharia de busca, que pode ser usada na internet, em intranets e até em um único micro, está equipada com as mais modernas ferramentas computacionais. Desde que foi lançado, há algumas semanas, 60 grandes instituições empresariais passaram a utilizar o programa.

Segundo o comunicado da Universidade de Glasgow, organizações públicas de países como Holanda, Itália e Estados Unidos demonstraram interesse na nova plataforma. A Sociedade Britânica de Computação e o ministério de Comunicações da Itália já aderiram ao novo produto.

Escrito em linguagem Java, o Terrier é um software de fonte aberta. Para ser baixado, o internauta precisa apenas preencher um pequeno cadastro, com um endereço de correio eletrônico válido. Além do download, os interessados podem consultar todas as informações técnicas do novo programa nas páginas da universidade escocesa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos