Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Prédios inteligentes terão sistemas inteligentes de segurança

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/11/2005

Prédios inteligentes terão sistemas inteligentes de segurança

Sistemas informatizados, equipando prédios inteligentes, logo poderão guiar equipes de socorro que atendam a um chamado de emergência. Plantas do prédio e dados em tempo real de movimentação de público, calor, exalações bioquímicas, além de imagens e dados coletados por vários tipos de sensores, poderão ser acessados por estas equipes antes mesmo que elas entrem no prédio.

Para coordenar esse esforço, engenheiros do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia - NIST, dos Estados Unidos, começaram um projeto, juntamente com vários parceiros da indústria, para permitir que esses sistemas possam atingir os níveis esperados de precisão e rapidez.

A falta de informações é a principal dificuldade encontrada pelos bombeiros e outros grupos de emergência ao chegar ao local da chamada. Onde está localizado o fogo? quais suas dimensões? há produtos inflamáveis na área? - estas são algumas das perguntas que exigem respostas precisas e rápidas.

Os pesquisadores liberaram dois filmes que demonstram como o Sistema de Resposta Inteligente deverá funcionar (ver links no quadro Para navegar, abaixo). A equipe de pesquisadores está se concentrando na criação de um sistema de dados e comunicações que utilizam diversos tipos de tecnologia, inclusive as redes sem fio.

Os bombeiros aparecem utilizando notebooks para acompanhar o alastramento de um incêndio mesmo antes de chegarem ao prédio. Outro sensor de informações em tempo real inclui informações sobre os sistemas mecânicos do prédio, elevadores, iluminação, sistemas de segurança e de combate a incêndio. E claro, dados sobre a localização dos ocupantes do prédio, temperatura e até níveis de fumaça em cada ambiente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Sensores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos