Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Disco holográfico revolucionário chega ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/11/2005

Disco holográfico revolucionário chega ao mercado

Está chegando ao mercado um novo paradigma em termos de armazenamento de dados: a mídia holográfica. Ao invés de armazenar dados apenas na superfície de um material, como os discos rígidos dos computadores, a holografia utiliza também o interior de cristais, permitindo uma densidade de armazenamento muito superior.

Lançado por uma "joint-venture" entre as empresas Maxell e InPhase, o disco holográfico consegue armazenar até 1,6 Terabytes de dados, com uma taxa de transferência de até 120 MBps. Essa quantidade de informações equivale a cerca de 500 mil livros de 300 páginas cada um. A durabilidade esperada da nova mídia óptica é de mais de 50 anos, bastante superior aos discos magnéticos e ópticos atuais.

A tecnologia de gravação holográfica utiliza dois feixes de laser que se interceptam - um com o sinal e outro de referência. Os dados são gravados em figuras geométricas tridimensionais - os hologramas - , permitindo que milhões de bytes sejam gravados no mesmo local físico.

Um disco holográfico de 5¼ - o mesmo tamanho dos primeiros discos flexíveis - pode armazenar 150 milhões de páginas - mais de 63 vezes a capacidade de um DVD.

Mas a mídia holográfica não está restrita a formatos. Ela pode ser construída no formato de discos, cartões etc., além de permitir a utilização de raios laser de diversos comprimentos de onda (vermelho, verde e azul).

Ao invés de escrever e ler um bit de cada vez, como nos discos ópticos e magnéticos, a tecnologa holográfica permite que os bits sejam escritos e lidos em paralelo, com um único feixe de luz. É isto o que permite que a taxa de transferência de dados seja tão elevada.

Segundo as empresas, a primeira geração da mídia holográfica, com 300 Gigabytes de capacidade e taxa de transferência de 20 MBps, deverá chegar ao mercado em 2006.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Holografia
  • Computadores

Mais tópicos