Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Antes de doar ou descartar um computador antigo, detone o HD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/02/2006


Em um estudo sobre roubo de informações pessoais, cientistas da Universidade de Leicester, Inglaterra, foram ao mercado, compraram 12 computadores de segunda mão e descobriram que eles são uma fonte riquíssima em informações confidenciais, deixadas intactas por seus antigos donos.

Apagar discos rígidos com segurança

"Simplesmente reformatar o disco rígido não é suficiente para evitar a recuperação dos dados. Qualquer pessoa que passe um computador pessoal para frente deve se assegurar de que todos os dados sejam apagados com segurança, utilizando um programa específico para escrever em cima de cada setor do disco," explica o professor Martin Gill, coordenador do estudo.

Os cientistas só utilizaram programas de recuperação de dados largamente disponíveis na Internet, o que ressalta o risco de que informações deixadas no computador antigo possam ser facilmente recuperadas.

Apagamento bit a bit

Apenas seis dos computadores haviam sido corretamente apagados, utilizando os programas do tipo "wipe-disk" - programas que escrevem zeros, ou zeros e uns aleatoriamente, sobre cada bit do disco rígido.

Roubo de informações

Em um dos computadores, os pesquisadores descobriram: detalhes de conta bancária; correspondência com um banco informando alteração de e-mail; detalhes da associação em um site, contendo nome de usuário e senha e detalhes de um currículo, dando todas as informações sobre o antigo proprietário.

Outro tinha ainda mais informações: dados completos de oito contas bancárias, nome de usuário e senha para conexão com o provedor de Internet, e-mail para um site de compras contendo senha e correspondências diversas confirmando endereços do usuário.

Apenas para citar mais um exemplo, um dos computadores havia sido de uma empresa e foi possível recuperar planilhas com dados sigilosos da contabilidade, além de um banco de dados com informações dos clientes.

Bibliografia:

Artigo: Card Fraud the Facts 2005.
Autores: Martin Gill
Revista: London: APACS
Data: 2005
Vol.: Online
Link: http://www.cardwatch.org.uk/pdf_files/cardfraudfacts2005.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Criptografia
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores

Mais tópicos