Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

CAD e análise de elemento finito unidos em um único programa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2006


Engenheiros mecânicos da Universidade Purdue, Estados Unidos, desenvolveram um programa de computador que promete aumentar a eficiência na criação de peças para qualquer equipamento, de carros a computadores, tornando possível a avaliação e otimização de projetos complexos.

O novo programa integra os processos de design e análise, que hoje são feitos separadamente. Atualmente, a geometria de uma peça é inicialmente criada utilizando-se um programa CAD. Esta geometria é então convertida em uma mescla de estruturas simples, como triângulos ou retângulos, os quais, quando analisados por meio de outro programa, indicam a resistência e outras características da nova peça.

Esse procedimento demorado, chamado análise de elemento finito, é extensivamente utilizado na indústria. "É como pegar uma curva contínua e quebrá-la em pedaços. De outra forma, o desenho é muito complexo para ser analisado," explica Ganesh Subbarayan, orientador do estudante Xuefeng Zhang, que criou o programa.

Já no novo programa, ao invés de esperar que todo o desenho CAD esteja pronto, a análise é feita simultaneamente. O programa foi feito na linguagem Java e tem 35.000 linhas de código.

Além de otimizar o projeto, o novo programa também deverá ajudar a proteger direitos autorais das grandes empresas, que poderão trocar dados com fornecedores de peças sem revelar detalhes do funcionamento de todo o equipamento.

Bibliografia:

Artigo: An Object-Oriented, Symbolic Framework for Integrated, Meshless Analysis and Optimal Design
Autores: Ganesh Subbarayan, Xuefeng Zhang
Revista: Advances in Engineering Software
Vol.: Volume 37, No. 5, on pages 287-311
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Computadores

Mais tópicos