Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

USP terá laboratório para desenvolvimento de software livre

Agência USP - 30/01/2007


A USP começou a construir um novo laboratório para abrigar o Centro de Competência em Software Livre (CCSL), que deve ser concluído no início de 2008. O CCSL reunirá, em um mesmo ambiente, os laboratórios onde trabalharão graduandos e pós-graduandos em ciência da computação que atuam em pesquisas ligadas ao setor de software livre.

O CCSL será um prédio novo, feito para ser um laboratório de desenvolvimento de software, onde todos os alunos de Ciência da Computação vão estar juntos, facilitando a comunicação.

"A gente espera que a divulgação desse novo Centro na comunidade de computação brasileira atraia mais alunos de mestrado e doutorado, e que mais gente venha trabalhar aqui", declara o professor Fabio Kon, do IME, especialista em desenvolvimento de software.

Atualmente, o Instituto de Matemática já possui vários trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, mas os alunos não dispõem de espaço físico adequado para realizar suas pesquisas e desenvolver software. A expectativa é que, com a ampliação, mais pós-graduandos se sintam estimulados a escolher a área como tema de suas pesquisas.

O CCSL abrigará também um laboratório de extensão à comunidade, que prestará assessoria a interessados - leigos ou não - em horários fixos durante a semana. "Qualquer pessoa poderá vir tirar dúvidas, desde as mais simples, de como instalar Linux em sua máquina, até como adotar software livre em uma empresa de 100 mil funcionários", exemplifica o professor.

O CCSL precisará, também, de bolsas para alunos de graduação e pós atuarem como monitores, auxiliando na divulgação das tecnologias trabalhadas. Para isso, a coordenação tentará sensibilizar empresas da área de Tecnologia da Informação para que ofereçam essas bolsas aos aluno.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos