Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo programa permite imagens de ultrasom verdadeiramente 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2007

Novo programa permite imagens de ultrasom verdadeiramente 3D

Enquanto a holografia não chega às aplicações práticas, a técnica mais difundida para se visualizar imagens 3D são as conhecidas imagens estereoscópicas - duas imagens levemente diferentes que dão a impressão de profundidade.

Embora seja possível treinar os olhos para perceber essas imagens como uma só, o mais comum é a utilização de óculos especiais, nem sempre muito confortáveis. Mas ninguém haverá de reclamar - principalmente se o público forem os pais querendo ter as primeiras imagens de seu bebê ainda no útero.

Ultrasom 3D

Já existem equipamentos de ultrasom que geram imagens tridimensionais do feto na maioria dos laboratórios. Embora os resultados sejam muito melhores do que as imagens produzidas pelos equipamentos mais antigos, quando apenas os pais realmente conseguiam ver alguma coisa - e ainda achar lindo - estas imagens são construções feitas por software e não são verdadeiramente tridimensionais.

Agora, uma equipe de cientistas do Grupo de Tecnologia de Visualização, da Universidade Duke, Estados Unidos, lançou uma nova solução de software que gera imagens estereoscópicas - que podem ser visualizadas como imagens 3D utilizando-se óculos especiais. Como as imagens são obtidas em tempo real, o resultado é um filme 3D, que pode ser copiado em DVD e levado para casa normalmente.

As imagens são geradas a partir dos dados dos equipamentos de ultrasom atuais, o que significa que esses equipamentos poderão ser atualizados e passarem a gerar as imagens tridimensionais. Ao invés de uma imagem única com variações de tonalidade que simulam o efeito tridimensional, agora são geradas duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes.

"Nós acreditamos que os scanners 3-D poderão ser modificados desta forma com algumas alterações mínimas de software," diz o pesquisador Stephen Smith.

Cirurgias intra-fetais

O novo programa de visualização fetal 3-D não servirá apenas para que os pais - e agora o restante da família também - possam ver o bebê com mais nitidez. Ele será útil para a detecção precoce de alguns defeitos de nascimento, principalmente na face e no crânio.

As imagens 3-D também darão aos médicos uma melhor visão do feto quando eles estiverem fazendo cirurgias intra-fetais e coleta biópsias para detecção de tumores.

Bibliografia:

Artigo: Real-time Stereo 3D Ultrasound
Autores: Joanna R. Noble, Matthew P. Fronheiser, Stephen W. Smith
Revista: Ultrasonic Imaging
Data: April 2007
Vol.: Vol.28, 245-254.
Link: http://transducers.bme.duke.edu/pubs/ui_2006_245-254.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos