Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa de geração de conteúdo para TV digital já está disponível

Alana Gandra - Agência Brasil - 05/07/2007

Programa de geração de conteúdo para TV digital já está disponível

Já está disponível o software Ginga, que oferece facilidades para o desenvolvimento de conteúdo para a televisão digital no país. "O nome foi dado em reconhecimento à cultura, à arte e à contínua luta por liberdade do povo brasileiro", afirmou o pesquisador Luiz Fernando Soares, da PUC/RJ.

Conteúdo para TV digital

Ele explicou que o middleware Ginga "é uma camada de software que dá suporte ao desenvolvimento rápido e fácil de aplicações de conteúdo para a TV Digital". O software foi escolhido como padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital.

O Ginga vem sendo desenvolvido há 18 anos pela PUC/RJ, muito antes de se pensar em ter televisão digital no Brasil. A entidade tem como parceira no projeto a Universidade Federal da Paraíba, por meio do seu Laboratório Lavid.

"Você tem dois tipos de linguagem que pode utilizar para desenvolver os conteúdos e aplicativos para a TV Digital: uma linguagem é chamada declarativa e a outra procedural. O que nós estamos tornando em código aberto é exatamente o software que entende as coisas que são desenvolvidas nessa linguagem declarativa, denominada NCL". A outra linguagem é a procedural, que interpreta o ambiente Java, já conhecido de boa parte dos usuários de computadores.

Em outras palavras, o lançamento do middleware Ginga em código aberto significa que a PUC/RJ e o Lavid estão disponibilizando o software para o público em geral, "tanto para usar quanto para desenvolver aplicativos e até produtos em cima do Ginga", esclareceu Soares.

Recepção na TV digital

O Ginga é uma camada de software que se coloca nos dispositivos de recepção de televisão. É ele que possibilita que haja interatividade na TV Digital. Durante a solenidade de lançamento, os técnicos do Departamento de Informática da PUC/RJ mostraram o Ginga dentro de um equipamento, para provar que "ele já pode ser comercializado", disse Luiz Fernando Soares.

Segundo o especialista, as empresas agora já podem comprar, embarcar e testar nos seus produtos específicos e vender". O lançamento visa "acabar com a idéia de que o middleware Ginga não existe ainda. Nós vamos mostrar que existe e vamos mostrar em um produto", afirmou Soares.

O preço da licença do Ginga por receptora deverá alcançar, no máximo, entre R$ 6,00 e R$ 8,00 por produto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Transmissão de Dados
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos