Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa gratuito quebra censura da Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/11/2007


Vários países impõem restrições ao uso da Internet, censurando sites considerados perigosos para a manutenção dos regimes ditatoriais. Ron Deibert, da Universidade de Toronto, no Canadá, faz o contrário: ele cria programas que permite que os cidadãos desses países burlem essa censura.

Navegando por sites bloqueados

Deibert criou um programa, chamado Psiphon, que permite que os usuários da Internet que estejam sob censura naveguem livremente pelos sites bloqueados. O Psiphon é um software livre, podendo ser baixado sem custos (veja links abaixo, no quadro Links desta notícia).

"Nós queremos criar um programa de segurança fácil de usar que permita que os usuários acessem informações atualmente bloqueadas por seus governos - para garantir que os indivíduos possam exercitar seus direitos humanos básicos," diz ele.

Censura na Internet

Na primeira versão, os usuários precisavam enviar um endereço IP único para seus amigos ou familiares que morem em um dos 40 países ao redor do mundo onde a Internet é censurada. Eles então podiam se conectar a esse servidor e usá-lo para acessar os sites bloqueados.

A nova versão, que acaba de ser lançada, é mais simples, tendo se transformado em um serviço livre e aberto a qualquer pessoa ao redor do mundo que não tenha um contato confiável em um país sem censura.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Segurança da Informação
  • Software e Programação

Mais tópicos