Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Lançado vidro auto-limpante

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2002

Lançado vidro auto-limpante

A inglesa Pilkington lançou mundialmente seu vidro autolimpante, chamado Activ Glass. Segundo a empresa, o vidro autolimpante é capaz de eliminar sozinho a poeira que cai sobre ele.

A chave para o Activ Glass é uma camada ultra-fina que recobre o lado externo do vidro. Com apenas 40 nanômetros de espessura, a camada é feita de dióxido de titânio. Ela é aplicada no vidro na última etapa de sua fabricação.

A camada de cobertura age de duas formas: na primeira ela quebra as moléculas orgânicas e, na segunda, ela elimina a poeira inorgânica.

A quebra das moléculas orgânicas é feita por um processo chamado fotocatalítico. Os raios ultravioletas do sol reagem com a cobertura de dióxido de titânio do vidro autolimpante e desintegram as moléculas à base de carbono, eliminando totalmente a poeira orgânica.

A segunda parte do processo acontece quando a chuva ou um jato d'água atingem o vidro. O Activ Glass é hidrofílico, ou seja, ele tem afinidade com a água. Ao invés de formar gotículas como nos vidros normais, a água se espalha igualmente por toda a superfície do vidro autolimpante, levando com ela toda a poeira. Em comparação com os vidros normais, a água também seca muito mais rapidamente e não deixa aquelas tradicionais marcas de secagem.

O novo vidro autolimpante deve custar cerca de 20% a mais do que os vidros comuns e a cobertura dura por toda a vida útil do vidro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos