Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Nova técnica para análise de materiais magnéticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2003

Nova técnica para análise de materiais magnéticos

Geólogos da Universidade UC Davis (Estados Unidos) desenvolveram uma nova técnica para estudar as propriedades magnéticas dos materiais e rochas. A técnica está chamando a atenção não apenas dos demais cientistas da Terra do mundo todo, como também da indústria de sistemas de armazenamento digital.

A nova técnica é chamada FORC ("First Order Reversal Curve": Curva Reversa de Primeira Ordem) e pode ser aplicada para a análise tanto de rochas muito antigas, de vários milhões de anos de idade, como de materiais sedimentares, de vários milhares de anos. Mas pode também ser aplicada para a análise dos modernos discos rígidos, que armazenam os dados em materiais magnéticos, assim como de qualquer tipo de novo material desenvolvido em laboratório e que possua ou explore propriedades magnéticas.

Materiais magnéticos são feitas de minúsculos grânulo magnéticos, cada um funcionado como a agulha de uma bússola. O tamanho e a orientação desses grânulos determinam as propriedades magnéticas do material como um todo. Fitas magnéticas, disquetes e discos rígidos de computadores utilizaram esses grânulos para armazenarem informações em formato digital.

O método FORC consiste em se submeter o material sendo analisado a uma série de campos magnéticos variáveis. A maneira como o material reage aos diversos campos fornece informações sobre o tamanho, orientação e comportamento dos grânulos magnéticos do material. A foto mostra o resultado da análise de um disquete de computador.

As rochas armazenam informações magnéticas por milhões de anos. Os grânulos nessas rochas são magnetizados pelo campo magnético da Terra. Quando há alterações nesse campo magnético, alguns grânulos se rearranjam. O mesmo acontece com os sedimentos depositados no fundo de lagos e mares, em uma escala temporal menor. O novo método permite que os cientistas localizem traços dessas modificações, deixados em grânulos que não se rearrajaram totalmente.

Já a indústria está interessada em assuntos bem mais atuais. Os engenheiros esperam utilizar o método FORC como técnica de análise não destrutiva de novos materiais sendo desenvolvidos, bem como para o acompanhamento e verificação da qualidade de materiais saindo da linha de produção

A pesquisa foi feita pelo geofísico Ken Verosub e pelo físico Christopher Pike, ambos da UC Davis, e pelo geólogo Andrew Roberts, da Universidade de Southampton (Inglaterra).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Magnetismo
  • Mineração

Mais tópicos