Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Vidros com maior durabilidade e transparência

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/10/2003


Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade Lehigh (Estados Unidos) poderá ter um grande impacto na indústria do vidro. Ao compreender o processo de resfriamento do vidro, quando este está se solidificando em contato com o molde que dará seu formato definitivo, os cientistas esperam conseguir produzir vidros com maior durabilidade assim como produtos com transparência próxima a 100 por cento.

A equipe do Dr. Himanshu Jain descobriu que, quando o vidro fundido é soprado para se conformar ao molde, a porção "mais superior" de sua superfície, medindo apenas alguns nanômetros de espessura, sofre fraturas microscópicas quando entra em contato com o ar.

Estas fraturas têm no máximo alguns micrômetros de largura, a maioria ficando na escala dos nanômetros. Mas quando o vidro é exposto a uma solução agressiva, como produtos de limpeza, as fraturas se ampliam e se espalham, com suas superfícies dissolvendo-se mais rapidamente do que o restante do vidro. Este efeito é o responsável pelo aspecto "gasto" que o vidro assume e que não pode ser retirado com mais produtos de limpeza.

Na verdade, explica o Dr. Jain, o aspecto gasto do vidro nada mais é do que luz que se refrata e se espalha pelas numerosas micro-fraturas.

Até agora os cientistas acreditavam que o vidro se cristalizava de maneira uniforme para formar um material homogêneo e quimicamente estável. A principal teoria que o Dr. Jain desmistificou com sua nova descoberta é a de que o vidro se comportaria como um líquido quando é soprado em um molde. Ao estudar o material utilizado em seu experimento, ele percebeu que a porção mais exterior do vidro, de poucos nanômetros de espessura, comporta-se, na verdade, como um sólido, cristalizando-se de maneira não uniforme e estando sujeita a fraturas

"Ninguém havia imaginado que o topo da superfície era um sólido," afirma Jain. "Nossas experiências em laboratório provaram nossa hipótese. Somente o topo da superfície fraturou; o resto do vidro permaneceu muito homogêneo." Segundo ele, o mesmo deverá valer também para plásticos transparentes, largamente utilizados para embalagens.

Mas a descoberta tem impacto também sobre a nanotecnologia. "Para os cientistas da nanotecnologia, a falta de homogeneidade em nano-escala poderá ser um sério problema que precisará ser resolvido à medida em que a nanotecnologia chega ao mercado." conclui o cientista.

A pesquisa foi encomendada pela empresa Unilever, preocupada com os danos que copos e louças sofrem ao serem lavados em máquinas de lavar domésticas. A pesquisa foi publicada no exemplar de 6 de Outubro do jornal científico Applied Physics Letters. Um segundo artigo deverá ser publicado proximamente pela equipe, relatando os efeitos induzidos no vidro por produtos de limpeza.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos