Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo aparelho utiliza catalisadores inteligentes para eliminar armas biológicas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2004

Novo aparelho utiliza catalisadores inteligentes para eliminar armas biológicas

Um professor e um estudante da Washington University (Estados Unidos) patentearam um novo equipamento capaz de capturar e inocular totalmente partículas microbianas. O invento é promissor para o aprimoramento da qualidade do ar em prédios com ar-condicionado e cabines de aviões, assim como na segurança, auxiliando na eliminação de agentes nocivos como antraz, ricina e até o vírus da varíola.

O equipamento combina um campo elétrico com raios-X fracos e catalisadores inteligentes. "Quando partículas de um aerosol entram no equipamento, elas são carregadas e aprisionadas em um campo elétrico," explica o Dr. Pratim Biswas, coordenador da pesquisa. "Qualquer material orgânico é oxidado, desativando completamente o organismo."

Os sistemas convencionais de radiação não conseguem carregar e efetivamente aprisionar partículas em escala nanométrica, como os vírus. O novo equipamento consegue capturar os vírus combinando uma fonte de raios-X de grande comprimento de onda e pequena capacidade de penetração, conhecido como raios-X "soft".

As paredes do equipamento foram revestidas com nanopartículas que catalisam a oxidação dos agentes patológicos aprisionados. Estas nanopartículas são conhecidas como catalisadores inteligentes porque elas podem ser ligadas e desligadas por meio de irradiação.

Os catalisadores inteligentes tornam o equipamento bastante versátil: no caso de algum organismo não ser eliminado pela armadilha, os pesquisadores podem alterar o catalisador, fazendo com que ele oxide também o novo agente patológico. O teste com o vírus da poliomielite apresentou 99,9999% de eficiência.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Catalisadores
  • Nanopartículas

Mais tópicos