Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo material é um misto de elástico e cristal líquido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2004


Elastômeros líquido-cristalinos

Em uma conferência de Física realizada na Inglaterra, o professor Mark Warner, da Universidade de Cambridge, anunciou a descoberta de um novo fenômeno físico em materiais, batizado de elastômeros de cristal líquido.

O novo material combina as propriedades de um elástico com as características dos cristais líquidos, utilizados em telas de computadores, celulares e relógios - essencialmente um polímero que é um cristal líquido.

A estrutura molecular de um cristal líquido elastômero é similar ao de uma borracha convencional, na medida em que ele consiste de longas cadeias de moléculas que podem deslizar facilmente umas sobre as outras, permitindo que o material se distenda sem muito esforço.

Conectados a essas cadeias, como os galhos de uma árvore, estão pequenas moléculas em formato de bastão normalmente encontradas nos cristais líquidos.

Borracha óptica

Estas pequenas moléculas permitem que o material interaja com a luz alinhando as longas cadeias, o que resulta em propriedades mecânicas inesperadas, tais como a capacidade de mudar de cor quando esticada ou - em algumas versões do material - a drástica alteração no seu formato quando aquecidos ou quando são submetidos a uma fonte de luz.

Esse novo material tem uma grande variedade de usos potenciais. Por exemplo, ele pode ser a base para um laser que exige apenas uma pequena quantidade de energia para operar e pode alterar seu comprimento de onda (sua cor) quando esticado.

Alternativamente, o entrelaçamento de sua estrutura interna poderá funcionar como um novo sistema para a detecção da diferença entre as formas destras e canhotas de fármacos e novos candidatos a medicamentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Polímeros
  • Microeletrônica
  • Computadores

Mais tópicos