Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Fluidos inteligentes serão utilizados na reabilitação física

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/06/2004

Fluidos inteligentes serão utilizados na reabilitação física

Quem já passou por sessões de fisioterapia sabe o quanto uma reabilitação pode ser extenuante. Mas os cientistas estão agora tentando substituir os pesos e aparelhos de musculação por "fluidos inteligentes", capazes de alterar sua própria resistência com o simples girar de um botão.

Ao invés de se deslocar para uma sala de fisioterapia, os pacientes poderão usar aparatos simples sob a roupa. Uma pequena bateria fornece energia para aumentar ou diminuir a resistência dos aparelhos, submetendo pernas e braços a esforços controlados e bem dosados.

"Fluido inteligente" é um termo genérico para soluções baseadas em óleo e contendo partículas em suspensão. Quando sob ação de um campo elétrico ou magnético, esses fluidos sofrem uma alteração em sua consistência. Os fluidos eletro-reológicos podem até mesmo se solidificar quando recebem a aplicação de um campo elétrico. Desligando-se a energia, eles voltam a se liquefazer.

Os fluidos inteligentes já estão sendo largamente utilizados na indústria. Agora os pesquisadores estão tentando tirar vantagens das características desse material em favor de pacientes que necessitam de reabilitação física.

Antes de chegar ao mercado, os novos equipamentos ainda deverão se submeter a análises das autoridades de saúde. Os testes reais para avaliação de seu rendimento começam em Junho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Músculos Artificiais
  • Polímeros
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos