Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Nova lente corrige totalmente os problemas de visão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/06/2004

Nova lente corrige totalmente os problemas de visão

Pessoas que usam óculos e costumam visitar regularmente seu oftalmologista acreditam que seus óculos são cuidadosamente talhados para a sua necessidade visual particular. Mas isso nem sempre é verdade.

O problema é que o processo de construção de lentes consegue gerar produtos que atendem a cerca de 80% das necessidades visuais. Os restantes 20% não são corrigidos.

Agora uma empresa emergente nos Estados Unidos, a Ophthonix, está lançando no mercado um equipamento que, segundo ela, consegue realmente fazer uma lente voltada para 100% dos problemas de visão de cada pessoa em particular.

Ao invés de se basear na escolha subjetiva do próprio paciente, que escolhe qual dentre um limitado número de lentes lhe proporciona a melhor visão, o novo equipamento faz uma varredura completa do olho, detectando irregularidades de formato e densidade da córnea. Essas medições permitem a detecção de quaisquer variações no formato que, embora pequenas, geram aberrações - variações na imagem percebida pela retina - que resultam em uma visão deformada dos objetos.

Ao receber os resultados da medição, a empresa produz uma lente que é, na verdade, uma junção de uma lente comum e de um polímero especial desenvolvido pela Ophthonix. A lente é produzida por processos normais, aproximando-se bastante da correção da visão do paciente, recebendo depois uma cobertura do novo material. A seguir, um feixe de raios laser altera a estrutura molecular do polímero, alterando suas propriedades refrativas com extrema precisão, criando uma lente perfeita para as necessidades daquele paciente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Fotônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Microscópios

Mais tópicos