Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plástico fluorescente funciona como sensor contra deformação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/02/2005

Plástico fluorescente funciona como sensor contra deformação

Utilizando uma mistura de polímeros convencionais e adicionando pequenas quantidades de corantes fluorescentes, pesquisadores da Universidade Case Western, Estados Unidos, criaram um novo material que poderá deixar os consumidores menos suscetíveis à aquisição de produtos danificados ou violados.

Eles descobriram que os corantes fluorescentes funcionam como uma espécie de sensores moleculares naturais que alteram suas cores quando o material é deformado ou sofre algum stress mecânico.

A tecnologia poderá ser útil em uma série de aplicações, desde indicadores internos de fadiga em equipamentos e máquinas até sistemas anti-roubo e proteções contra violação em embalagens.

Mas as aplicações podem ser mais divertidas. O professor Christoph Weder, que coordenou a pesquisa, é apaixonado por pescaria. O primeiro protótipo que eles construíram não poderia ser outra coisa: uma linha de pesca que se acende quando o peixe morde a isca. Com o puxão do peixe, a tensão da linha aumenta e ela brilha, avisando ao pescador que é hora de fisgar.

Num artigo publicado no Journal Chemistry of Materials, os pesquisadores relatam que misturaram corantes fluorescentes disponíveis no mercado, com pequenas modificações para adequá-los aos polímeros utilizados, o polietileno e o polipropileno. A mudança de cor é muito pronunciada quando o material sofre qualquer tipo de stress mecânico, o que torna o novo plástico um sensor de excelente qualidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Polímeros
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Metais e Ligas

Mais tópicos