Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Metais líquidos, uma nova revolução nas ligas metálicas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/11/2005

Metais líquidos, uma nova revolução nas ligas metálicas
Essa nova liga metálica possui uma resistência quase inacreditávelNULL barra de dois centímetros e meio de espessura consegue sustentar 136 toneladas.
[Imagem: LiquidMetal]

Metal líquido

A NASA está coordenando um esforço de pesquisas que poderá revolucionar tudo o que se sabe sobre metais.

Eles estão desenvolvendo o "metal líquido", um novo tipo de material estrutural com características similares aos plásticos, que se resfria rapidamente e tem duas vezes mais resistência do que o titânio.

Os engenheiros sempre acreditaram que o plástico e o aço fossem os melhores materiais estruturais para se utilizar na construção de produtos grandes.

Mas essas novas "ligas sem formas", ou amorfas, combinam a resistência do aço com a capacidade de moldagem do plástico.

Estruturas atômicas líquidas

O Dr. Bill Johnson, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, estuda os metais com estruturas atômicas líquidas há mais de 30 anos. Ele se uniu ao Dr. Atakan Peker, da empresa Liquidmetal Technologies, para desenvolver sua idéia de construir metais líquidos que formam ligas metálicas densas, que se cristalizam sem a necessidade de um resfriamento rápido.

A NASA entrou nas pesquisas disponibilizando condições de microgravidade, por meio da missão que levou a bordo o Laboratório de Ciências em Microgravidade, para que os cientistas pudessem aprimorar suas ligas metálicas.

Johnson continuou sua pesquisa em solo utilizando a levitação eletrostática e o aquecimento a laser. Nesse processo, pequenas esferas são mantidas suspensas no vácuo e fundidas por um feixe de raio laser.

Os cientistas então conseguiram criar uma nova forma de mistura metálica que passa do estado líquido para o sólido a temperatura ambiente. O líquido inclui os elementos zircônia, titânio, níquel, cobre e berílio.

Super liga com elasticidade

Em vez de ter que ser resfriado rapidamente para se tornar um sólido, um metal líquido se resfria e endurece a temperatura ambiente, evitando a vitrificação - um processo que o transformaria numa espécie de vidro.

Os cientistas batizaram esse metal líquido de "Vitreloy".

Essa nova liga metálica possui uma resistência quase inacreditável: uma barra de dois centímetros e meio de espessura consegue sustentar 136 toneladas, contra um pouco menos de 80 toneladas de uma barra de titânio com as mesmas dimensões.

Outra grande vantagem da liga de metal líquido é a sua elasticidade. Para testar essa característica, os cientistas construíram três bolas de aço do mesmo tamanho e três tubos de aço, também com as mesmas dimensões. Na base de cada tubo, foram colocados três materiais diferentes: aço, titânio e o metal líquido.

Cada uma das esferas de aço foi liberada da mesma altura, podendo "quicar" livremente até parar. As esferas que atingiram as bases de aço e titânio quicaram entre 20 e 25 segundos. A esfera que atingiu o metal líquido ficou pulando por nada menos do que 1 minuto e 21 segundos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metais e Ligas
  • Aços
  • Polímeros
  • Compósitos

Mais tópicos