Materiais Avançados

Novo instrumento atualiza laboratório brasileiro de luz síncrotron

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/05/2006

Novo instrumento atualiza laboratório brasileiro de luz síncrotron

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), sediado em Campinas (SP), é o único do seu tipo abaixo da linha do Equador. É com a luz síncrotron que os cientistas estão descobrindo novas propriedades físicas, químicas e biológicas existentes nos materiais, assim como criando novos materiais.

Agora o LNLS, que nasceu a partir da coragem de alguns cientistas brasileiros, que optaram por construir seu próprio equipamento, ao invés de adquirir um pronto, se prepara para fazer seu primeiro "upgrade". A partir deste mês começa a instalação de uma nova linha de luz, destinada a experimentos de espectroscopia de absorção de raios-x.

A luz síncrotron é uma intensa radiação eletromagnética, um "jato" de elétrons de alta energia, acelerados até próximo a velocidade da luz em um acelerador de partículas. Essa luz abrange uma ampla faixa do espectro eletromagnético: raios-X, luz ultravioleta e infravermelha, além da luz visível.

A novidade é que o novo instrumento, dedicado a investigações da estrutura atômica de materiais, possui dois espelhos, capazes de refletir raios-x de alta energia. Dessa forma, esse conjunto óptico é capaz de focalizar precisamente um feixe de raios-x num determinado ponto, aumentando a eficiência de experimentos de espectroscopia, que visam o entendimento do arranjo estrutural atômico dos materiais.

A nova Linha de espectroscopia de absorção de raios-x está prevista para ser aberta para a utilização por pesquisadores de todo o Brasil e do exterior no ano de 2007. Enquanto isso a equipe do LNLS trabalha em sua caracterização e na publicação ainda esse ano dos seus primeiros resultados.