Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Veias artificiais poderão substituir safena em operações do coração

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2007

Veias artificiais poderão substituir safena em operações do coração

A veia safena é mais longa veia superficial do nosso corpo, indo desde o tornozelo até a virilha. Ela é muito utilizada para a substituição de artérias entupidas, principalmente do coração. Mas, principalmente em pacientes que exigem muitos implantes, a safena pode não ser suficiente.

Células-tronco musculares

Agora, médicos da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, conseguiram criar uma veia artificial que poderá se transformar em uma alternativa importante para as cirurgias de implante, que poderão ser feitas sem depender da qualidade da veia safena do paciente e sem qualquer constrangimento quanto à dimensão da veia que pode ser retirada.

As veias artificiais foram construídas a partir de células-tronco derivadas dos músculos, as chamadas MDSC ("Muscle-Derived Stem Cells"), e utilizando como substrato um polímero biodegradável. Os primeiros testes em camundongos mostraram que as veias artificiais comportam-se como veias "zero quilômetro", virtualmente à prova de entupimentos.

As células-tronco MDSC foram depositadas por meio de um processo de pulverização sobre uma estrutura tubular de poliéster uretano, uma espécie de plástico poroso, flexível e biodegradável. Depois de um período de cultura de sete dias as veias estavam prontas para serem implantadas nas aortas dos camundongos.

Veias artificiais

Oito semanas depois do implante, a veia artificial foi totalmente remodelada pelo organismo da cobaia, apresentando uma formação de tecido que a fez assumir uma consistência consistente com a de uma artéria natural madura.

"O próximo passo é demonstrar o uso da veia artificial em uma cobaia animal maior, como um porco, que tem um sistema de coagulação mais parecido com o do ser humano," diz o Dr. David A. Vorp. "A principal vantagem de nossa técnica é que o implante pode utilizar as células-tronco do próprio paciente e estar pronto para implantação quase imediatamente ou, no máximo, depois de um período de cultura relativamente curto," diz o pesquisador.

A expectativa dos médicos é que as veias artificiais, depois de passarem pelos testes clínicos, possam se transformar em um recurso largamente disponível, como qualquer outro medicamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Polímeros

Mais tópicos