Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Camada de selênio mata bactérias de lentes de contato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2006

Camada de selênio mata bactérias de lentes de contato
Também estão sendo desenvolvidas lentes de contato inteligentes que monitoram a pressão dos olhos e outros indicadores de saúde.
[Imagem: Tingrui Pan/UC Davis]

Lentes de contato sem bactérias

A delicada - e nem sempre confortável - tarefa de remover as lentes de contato todas as noites, ou mesmo a cada mês, logo poderá ser definitivamente uma coisa do passado.

Cientistas descobriram como recobrir as lentes com um material que mata as bactérias que podem infectá-las.

As novas lentes de contato ainda estão sendo testadas em animais de laboratório. Mas os pesquisadores estão animados: "Eu estou pronto para colocá-las em meus olhos agora mesmo," diz Ted Reid, coordenador da pesquisa.

O revestimento consiste em uma camada nanoscópica de selênio, um elemento químico que ocorre naturalmente nos solos, nas plantas e em vários alimentos, sendo essencial à nossa dieta.

O selênio mata as bactérias formando compostos chamados radicais superóxidos. "É um mecanismo natural que utilizamos para matar bactérias em nosso corpo," diz o Dr. Reid.

Testes

A camada de selênio tem apenas um átomo de espessura, não afetando a capacidade da lente de contato em permitir a passagem de oxigênio. A pequena quantidade do elemento também elimina qualquer risco para o usuário se a camada se soltar da lente. Todo o selênio presente no revestimento equivale a 0,01 por cento da quantidade ingerida diariamente.

Mas os testes mostraram que o revestimento de selênio permanece nas lentes de contato por dois anos. Os cientistas afirmam que ela é capaz de manter as lentes livres de bactérias por dois meses, no mínimo. Os coelhos já as estão usando por seis meses, sem qualquer problema.

Os testes em humanos e a chegada das novas lentes ao mercado ainda consumirão pelo menos dois anos de trabalho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Biotecnologia
  • Biochips
  • Poluição

Mais tópicos